terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Relato sobre o dia 4 de Fevereiro de 2013

Conversei com a minha mãe pelo telefone no dia 4 à noite e ela relatou como foi a ida com a minha avó na consulta com a neurologista.
 
Segundo a médica, tudo o que está acontecendo com a minha avó é normal e esperado para um idoso com Alzheimer. Ela alegou que provavelmente o Fumarato de Quetiapina não resolverá em nada seus delírios de "querer ir para casa" e que minha mãe deve ficar atenta para que o psiquiatra não aumente a dose do medicamente desnecessariamente.
 
Fora isso, ela não disse nada que a gente já não saiba: que minha mãe precisa de ajuda, que precisa de alguém que fique com a minha avó em alguns momentos para que ela possa descansar e suportar a situação. E disse que minha avó está num estágio da doença ainda considerado INICIAL... ou seja, temos um longo e duro caminho pela frente.
 
Por enquanto a M. aceitou dormir algumas noites com a minha avó e ficar durante as manhãs que minha mãe precisa trabalhar. Porém, eu sei que isso ainda não é suficiente! O pior horário é durante às tardes, quando minha avó inicia suas crises de querer ir embora, tornando-se agressiva, e nesses horários será minha mãe que estará com ela TODOS OS DIAS. Minha mãe está sendo bastante relutante quanto à necessidade de pagar outra pessoa para ficar algumas tardes com a minha avó. Compreendo seu temor quanto ao dinheiro, mas não acho que ela aguentará isso por muito tempo.
 
Minha mãe sempre teve a mania de se fazer de forte, mas eu sei que, no fundo, ela não aguenta mais! Eu sei que seu suporte emocional não é assim tão forte. Essa semana que fiquei praticamente o dia todo ajudando com a minha avó foi terrível! Eu me senti tão mal, tão desanimada e triste que emagreci 2kg pois mal conseguia comer!
 
Ontem, enquanto conversávamos pelo telefone, minha mãe disse que minha avó estava no quarto naquele momento tendo mais uma crise histérica de choro, pois, como sempre, não queria dormir "numa casa estranha"! Não sei como as coisas ficaram, se ela dormiu depois ou não.
 
Veremos como serão os próximos dias.

Nenhum comentário: